Pesquisar este blog

domingo, 18 de abril de 2010

Terremoto do Haiti x Terremoto do Chile

Os terremotos acontecem a toda hora ao redor do globo terrestre.
Eles variam desde pequenos, até gigantescos... Acontecem do choque entre as placas tectônicas, que estão em constante movimento, logo acima do magma... É como se o planeta Terra fosse um imenso ovo com a casca rachada, vou colocar um mapa da divisão das placas tectônicas para vocês entenderem melhor:
Como vocês podem ver, o Brasil, tem muita sorte, pois está no meio da placa tectônica sul-americana e os tremores que acontecem nessa placa não são sentidos com intensidade no nosso país, em contrapartida, os países que ficam na costa leste do nosso continente ficam na extremidade da placa, e recebem os tremores com muito mais intensidade que nós.
Por increça que parívelincrível que pareça, o terromoto que atingiu o chile foi mais forte (na escala Richter) do que aquele que atingiu o Haiti. Mas, o Haiti, como sabemos, é bem mais pobre do que o Chile, e a infraestrutura é bem mais precária, então o tremor que atingiu o Haiti foi o bastante para que quase todos os prédios desmoronassem, causando o caos, o terror, e engrandecendo ainda mais a pobreza daquele país... O Chile, já tem uma melhor infraestrutura se comparada com a do Haiti, sem falar que eles (o Chile) sabiam que podiam ser atingidos por um terremoto a qualquer momento (por que estão na extremidade da placa tectônica) e estavam beeeem mais preparados para receber esse evento! O Brasil mandou vários soldados para o Haiti, e estão de parabéns nesse quisito, mas não esqueçam que os soldados estavam lá antes do terromoto (em missão de paz), o que aconteceu foi que o governo brasileiro apenas aumentou o número de soldados que estavam lá, o Brasil também é o líder dos que "estão ajudando". Os EUA estão lá, mas não pensem que são bonzinhos, eles estão apenas defendendo seus interesses, já que o exército norte-americano não está ajudando a população, mas esta protegendo os "prédios" que os interessam, como usinas hidrelétricas, etc. E também não se iludam pensando que os brasileiros estão lá apenas por pena, sem interesse algum, não esqueçam que nosso presidente ainda quer uma cadeira no conselho geral da ONU.

É isso ai, fikdik denovo! Até o próximo post!

Nenhum comentário:

Postar um comentário