Pesquisar este blog

sábado, 24 de abril de 2010

ENEM na UFPB


Eu sou a favor do ENEM, ou melhor, sou a favor do estilo de prova que ele propõe, mas não concordo que ele entre em vigor esse ano, isso seria "mudar as regras do jogo durante a partida".
Sou a favor do estilo de prova porque o estudante brasileiro perdeu a capacidade de raciocinar, de trazer coisas da sala de aula para o dia-a-dia, de interdisciplinarizar. Perguntas que parecem lógicas como: "Por que a água apaga fogo? Por que uma garrafa com água estoura, se passar muito tempo no congelador? Por que congelamos a carne para que ela demore mais para apodrecer?" o estudante muitas vezes não consegue responder, mas não tem nenhuma culpa por isso, já que ele é "obrigado" a apenas decorar fórmulas para questões de aplicação direta, pois é essa a prova que irá fazer para entrar na tão sonhada universidade. O modelo do ENEM irá "forçar" o aluno a estudar de uma forma que o faça raciocinar, e os professores terão papel fundamental nessa mudança, já que eles ensinaram esse "novo" método de estudo. Talvez seja por isso que tantos professores estão inquietos com o ENEM, agora que eles terão qe estar sempre atualizados, e o medo do novo é o que os deixam tão apreensivos.
Mas sem dúvidas o Brasil tem que investir em mais universidades públicas, e em mais vagas porque "assim não pode, assim não dá", e "nunca na história desse país" tivemos tanto dinheiro em "caixa 1, 2 e 3"...

Nenhum comentário:

Postar um comentário