Pesquisar este blog

domingo, 18 de abril de 2010

Contos de Machado de Assis - A causa secreta


1- A CAUSA SECRETA

Personagens principais: Garcia
Fortunato
Maria Luíza
Personagens que "aparecem": Rato
Cachorros que erão chutados
Gouvêa

História resumida e comentada: O conto, mostra a história de Garcia, um médico, que conhece Fortunato, um senhor estranho, que gosta de peças de drama e sangue, que anda chutando cachorros na rua, que cria um hospital com Garcia, e que cuida de um homem que ele nem conhece(Gouvêa). Garcia não entende porque Fortunato quer estar sempre junto dos doentes, se quando eles ficam curados Fortunato vira as costas. Em uma ida a casa de Fortunato, Garcia conhece Maria Luíza, mulher de Fortunato, e percebe que ela tem medo do marido, mas não entende por quê. O conto envolto nesse mistério, o mistério de qual é a realidade de Fortunato. O pico do conto é quando Garcia chega na casa de Fortunato e Maria luíza, e quando esta abre a porta está horrorizada e só consegue dizer "O rato", Garcia entra na casa e vai para o escritório de Fortunato, e vê ele segurando um rato pelo rabo, e abaixo do rato existe um prato com álcool que está em chamas. Fortunato tortura o rato, cortando uma pata de cada vez e descendo o rato ate o prato em chamas, acaba cortando o fucinho do rato e o deixa cair por completo no prato. Garcia fica antônito e Forunato diz que foi por que o rato lhe roeu alguns documentos. Garia percebe também que durante a tortura, Fortunato estava em uma espécie de transe, e deduz que Fortunato é Masoquista (gosta de ver os outros sofrendo). O conto acaba com uma cena fantástica, onde Garcia vai embora, e depois de um tempo recebe uma carta dizendo que Maria Luíza (que ele amava)morreu de tuberculose. Ele volta pra cidade e vai para o funeral de Mara Luíza. De madrugada, Fortunato acorda, e vê Garcia chorando debruçado sobre o corpo de Maria Luíza, e aí é que está a maestria, porque Machado de Assis mostra que Fortunato prefere ver o sofrimento de Garcia por Maria Luíza morta, do que tirar sastifação do porque daquele amor.
Bem,é isso aí pessoal, esse foi o primeiro conto que postei aqui no blog, fiquem ligado, que sempre que der irei postando comentários e resumos sobre outros.
Não da pra detalhar mais, porque senão vai ficar maior que o conto, kkkk. Pra quem quiser ler é só procurar no google sobre o conto, maaaaas como eu sei que ninguém vai pesquisar, eu vou deixar prontinho aqui o link para o conto:
http://www.cce.ufsc.br/~nupill/literatura/causa.html

4 comentários:

  1. Olá achei teu blog na rede e por coincidencia ja li esse conto !!! te indico tbm a carteira e a terpsicore!!sao bem legais!!

    ResponderExcluir
  2. Os óculos de Pedro Antão tbm é muito bom!

    ResponderExcluir