Pesquisar este blog

sábado, 24 de abril de 2010

Brasileiro tem memória curta


Eu estava pensando naquela frase: "Brasileiro tem memória curta". é uma pena, mas é a mais pura verdade, e a mídia ajuda para que isso se difunda. Não sei se vocês se lembram da política do pão e circo em roma, vou explicar rapidamente como era: O imperador para amenizar (Leia: enganar) o povo, por causa de todos os problemas que se passavam em roma, e para não ser tirado do poder fazia lutas no coliseu (circo) e o espetáculo da luta e morte dos gladiadores tiravam os problemas de roma da cabeça da população e para que isso funcionasse com mais eficiência ele ainda jogava comida para a arquibancada (por isso pão e circo, que sugestivo né?).
Não é muito diferente do que ocorre hoje com o Brasil. Ou vocês acham que o "caso Nardoni" foi puramente para "ajudar" na condenação do casal? Talvez vocês não lembrem, mas existiram muitos casos assim, que a mídia fez um escarceu, mas a real intenção era camuflar outros problemas. Eu concordo que esses casos devem ser mostrados, o que não concordo é que durante algum tempo SÓ esses casos sejam mostrados, para junto de "cestas básicas" formar a política do pão e circo no Brasil para que a população esqueça, ou melhor, não saiba dos outros problemas.
Vou citar aqui alguns dos casos que viraram espetáculo através da mídia: (Talvez você nem se lembre de alguns, assim como eu também não lembro, qualquer coisa deixa nos comentários) Eloá, Isabella Nardoni, João Hélio, enchente de Santa Catarina Cartunista Glauco, Enchente no Rio de Janeiro, Eleições presidenciais na terra do tio Sam, Copa do mundo (é o que eles mais gostam), entre outros (coloquem aí nos comentários, algum que eu tenha esquecido).
As pessoas gostam de jogar toda a culpa em cima da globo, mas todas as emissoras e veículos de comunicação fazem isso, porque eles precisam de audiência, como diz aquela frase: "É da bosta que o povo gosta", e a emissora que não estiver passando as "coisas que estão em alta" vai sair perdendo feio. No dia em que as pessoas começarem a dar importância para TODAS as coisas sérias, garanto que rapidinho as emissoras seriam obrigadas a mudar esse comportamento.
Os maiores culpados não são eles, estão apenas fazendo seu trabalho, mas somos nós, que de certa forma gostamos de ser enganados, e só a gente pode mudar isso.
E antes que eu esqueça, vocês perceberam que as coisas que ficaram "em alta" foram apenas "desgraças"? E ainda falam que só os loucos são sádicos...

Um comentário:

  1. HÁ ALGUM TEMPO ATRÁS OS GOVERNOS ABRIA SUA CAIXA DE MALDADE DURANTE O PERÍODO DO CARNAVAL.SÓ NA QUARTA-FEIRA DE CINZAS E QUE VOCÊ IA SENTIR O TAMANHO DA PORRADA.
    MAURO ANDRADE.

    ResponderExcluir