Pesquisar este blog

domingo, 18 de abril de 2010

Religião - 1

As pessoas pensam que a igreja é Deus, as vezes escuto elas dizerem: Ah! Deus fez uma coisa tão boa em minha vida... Mas carambaaa! Porque toda uma "secura" pela igreja? Eu acredito em Deus, mas não acredito nem um pouco na igreja. Os "fiéis", sempre dizem que sua religião é a certa, é a perfeita e que todas as outras vão para o inferno! PQP(desculpem, mas eu fico p da vida) isso é ridículo, as pessoas não sabem sequer a história de sua religião...
Vou dar exemplos, a igreja católica: Quantas atrocidades ja foram feitas por essa INSTITUIÇÃO e que vem sendo feita até hoje, como a caça as bruxas, como a "santa" inquisição, como as cruzadas, e hoje é a pedofilia, que pasmem, estão querendo dizer que não é pedofilia, é apenas homossexualismo! Ah, sem falar que Jesus não criou nenhuma religião...
A igreja evangélica: Foi criada com a revolução protestante, por Luthero, e seus "seguidores" (Leia: Burguesia) que não queriam pagar o dizímo, e que acabou sendo o contrário, pois deixem de hipocrisia, já que todos nós sabemos que é a igreja "mais cara" para se ser salvo!
Irei citar apenas essas duas por enquanto, até mesmo por que já está tarde e eu já estou com sono para me aprofundar mais...
Mas a questão é: Pessoal, por que esse fanatismo com a igreja?
As pessoas dizem: Você é um pecador! Mas e o que é pecado? Pecado para mim é atentar contra a vida humana, de qualquer forma... E você quer me dizer que fazer sexo com uma criança de 8-9 anos não é um atentado contra ela! ME POUPE!
Engraçado, é que as grandes pessoas como Mahatma Ghandi, Chico Xavier, Papa João Paulo II, Madre Tereza de Calcutá, Mandela, Marthin Luther King, e até o próprio Jesus Cristo chegavam às pessoas através de palavras, e sem imposição de nada... Apenas diziam para amar o próximo... E então vem os homens com sua "infinita sabedoria" e cria regras para ir pro "céu" ou pro "inferno"!
Outra coisa, eu acredito que a Bíblia é um livro que te ajuda muito, um livro pra se levar por toda a vida, mas que VOCÊ caro telespec é que tem que fazer a leitura, porque é um livro de metáforas, não da pra você ir para um prédio e ficar ouvindo alguém gritar sobre satanás! Imaginem só: Se do inglês para o português os títulos de filmes sofrem variações inacreditáveis, imaginem um livro que era HEBRAICO, passou para GREGO, que passou para o ALEMÃO, e que só então passou para o PORTUGUÊS, o quanto de distorções não podem ter sido cometidas...
Ah! E antes que eu esqueça (nao sei se eu digo...) (vou dizer!) a paixão de cristo está narrada com erros: Vou citar 3
1- Jesus não poderia te carregado a cruz inteira, já que a parte vertical era fixa no chão e o prisioneiro apenas carregava a parte horizontal (o que já põe em xeque a história que ele precisou de ajuda para carregar)
2- Os soldados leiloaram a roupa de Jesus no fim, mas como isso pode ser possível se ele foi despido no começo para começar a apanhar?
3- Judas não pode ter se enforcado, porque não era costume daquele povo colocar uma corda no pescoço e pular para se enforcar...
E vocês sabem o que foi o concílio de Nicéia? Foi uma reunião entre o imperador de roma (acho que era césar na época), com os sacerdotes para a escolha de quais evangelhos entrariam para a bíblia, aonde eles podiam fazer alterações! Antes existiam 34 evangelhos (que se tem certeza), e sabe quantos existem hoje? 4! isso mesmo 4! E porque vocês acham que não existe evangelhos de mulheres, ou bispas, mulheres com altos cargos na igreja? Porque na época em que a igreja foi CRIADA as mulheres eram vistas como lixo, apenas para reprodução... Eu vo para um pouc por aqui antes que eu quebre o notebook... E não confundam, eu nao disse que nao acredito em Deus, apenas disse que não acredito na IGREJA!
Concordo que é importante uma formação religiosa para uma criança, mas PELO AMOR DE DEUS, sem fanatismos, ou intolerância, isso é simples regressão...

"Eu acredito em cristo, mas não acredito nos cristãos!"(Mahatma Ghandi)

4 comentários:

  1. É você tem razão ... a igreja cometeu mts erros no passado, a 'santa' inquisição, de santa, nada tinha .... mas como poder qrer julgar uma instituição que se mantem estável durante 2000 anos ? Em relação aos casos de hoje, discordo de você, é realmente certo julgar TODA a igreja por conta de ALGUNS casos??.... e nao venha me dizer que é A MAIORIA do clero q é homossexual ou pedofilo que vc estará cometendo um equivoco ! Por que julgar a igreja dessa forma ? a parcela do clero que age dessa forma eh infinitamente menor a essa parcela aqui na sociedade e nem por isso a sociedade é rotulada pedofila nem homossexual ! por que so a igreja ? os casos de pedofilia e homossexualidade nao sao tolerados pela igreja, essas pessoas sao retiradas de seus cargos assim que se prova culpada ( ser pedofila ou homossexual ). Os padres, bispos, etc , nao sao perfeitos, sao pessoas como qlqr uma de nos só que cedeu sua vida para apenas servir a Deus .... e erram e qnd isso acontece, devem ser punidos !
    A respeito do 'PECADO' você nao tem o direito de perguntar, pelo menos para nós catolicos, isso .... nós nao chamamos outra de pecador do nada, pq achou a pessoa feia ou sei la e quis chamar de pecador, NÓS procuramos seguir os 10 mandamentos e se voce nao acredita nao pode julgá-los certo ou errado !
    Concordo que NOS temos que interpretar a biblia, ela eh cheia de metaforas, mas nem por isso nao devemos ouvir a intepretação do padre numa missa por exemplo ... creio que voce deve concordar cmg pq o padre nao iria falar babozeiras para milhares de seguidores todas as semanas. Tbm não seguimos a biblia ao pé da letra, afinal, vc ja viu alguem que cortou o a mao ou a perna ou o braço porque ele fez essa pessoa pecar ?
    Ah, e a frase de Jesus Cristo: "amar o proximo como a ti mesmo " .... nao chame isso de " Apenas diziam" ! essa expressão abrange um infinito. Para amar o proximo como a ti mesmo, nao deves cobiçar a mulher do proximo, nao deves furtar pois nao gostarias de ser furtado, e assim sucessivamente .... lembre-se, não é APENAS uma frase :)
    Creio que sua revolta seja um tanto quanto equivocada .... pense melhor ! nao julgue toda uma deliciosa feijoada como RUIM só porque encontrastes uma pedrinha nela.
    :*

    ResponderExcluir
  2. É, mas também você esqueceu de citar algumas partes do texto, como por exemplo, o "Por exemplo"... E o caso de pedofilia ser de poucos e que eles são punidos, ok, mas falta uma coisa, quem quer TRANSFORMAR pedofilia em homossexualismo são as pessoas de alto cargo da igreja, e me responda, será que é pra amenizar o ato? E você sabia que o papa Bento XVI, antes de ser papa (quando era cardeal), encobriu casos de pedofilia? onde está o julgamento dos "errados" ai? E olhe, que é porque ele é "infalível"! E eu não quis dizer apenas da católica, eu quis dizer de todas as igrejas (leia-se: INSTITUIÇÃO) em geral...
    Agora me responda outra coisa: Você concorda comigo que se os indianos tivesse nos colonizado nós seriamos de outra religião? E que sse o catolicismo não tivesse sido imposto da forma brutal como foi, talvez ele não tivesse sobrevivido até hoje? O que quero dizer é que acreditamos em algo que foi IMPLANTADO na cabeça de nossos antepassados, ou melhor, que foi IMPOSTO na basa da FORÇA, a igreja pode ter sobrevivido até hoje.
    O pecado, então você quer me dizer, que uma prostituta que não tem onde morar, que não tem o que comer, que não tem como viver, é uma pecadora porque ela não teve oportunidade? Então quer dizer que as pessoas que cometeram saques no terremoto do haiti, vão todas pro inferno? A grande maioria dos cristãos, ou melhor, dos religiosos em geral, acreditam em um Deus, por medo de ir para o inferno!
    Agra faça o seguinte, comece a questionar, questione só um pouquinho, que você começa a achar equívocos em qualquer religião... Concordo que religião é importante, o que eu estou bombardeando aqui é a ALIENAÇÃO, porque, como eu disse anteriormente, a igreja é feita por HOMENS, e que Deus nem Jesus, criaram religião alguma... O que estou criticando é a imbecilidade de falar que uma religião é certa ou errada, porque NENHUMA é certa ou errada, vão acontecendo erros com o passar do tempo, as pessoas queiram ou não!

    E eu não julguei a feijoada pela pedrinha, apenas acho que ela estragou (apodreceu) com o tempo... ;*

    ResponderExcluir
  3. É...Esse texto daqui tá bem forte! Realmente há uma alienação das pessoas, não só quando tratamos de religião, mas de outros muitos assuntos.
    As Igrejas possuem, com certeza, defeitos, afinal ela é formada por homens (impregnados de erros), o que não a impede de ter, também coisas boas e louváveis. Há uma frase que sempre costumo dizer: ''Se você olha pro sol, vê luz; se dá as costas pra ela, vê a sombra!''. Você está no mesmo lugar, o que muda é a direção do seu olhar. Se olharmos para o lado humano da Igreja, realmente encontraremos ''n defeitos'', mas se olharmos para o lado contrário, encontraremos grandes qualidades.
    Essas observações que professor Cleano fez em sala (quanto a Jesus ter ou não ter carregado a cruz, se as vestes foram sorteadas ou não, se Judas se enforcou ou não...) não podemos julgá-las verdade ou não. O que se sabe é que a Bíblia foi narrada por pessoas que, supostamente, foram testemunhas oculares dos fatos. Pode se ter erros, como se pode ter muitas verdades. Nem eu, nem você, nem Cleano...ninguém pode afirmar com certeza o que se passou. Mas a fé é acreditar em algo que não se viu, né? Então cada qual acredita ou não em tudo escrito em tal Livro, com a consciência de ser incapacitado para confirmar ou negar algo lá mencionado. Essa história de Judas não ter se enforcado porque não era costume da época foi a desculpa mais sem lógica do mundo. Perceba: Se algo não for de costume de uma época, ela não acontece? Por essa liha de raciocínio estaríamos ainda vivendo como homens das cavernas, ou na época da escravidão. As coisas vão mudando com o passar do tempo, e não há uma fôrma para costumes, atos, e essas coisas todas. Paradigmas vêm sendo quebrados todos os dias...
    Enfim, já me estendi demais e agora tenho que estudar, né? Hahaha...mas a gente continua essa ''conversa''.

    ResponderExcluir
  4. É de certa forma você está certa, mas está afirmando coisas que eu nunca neguei...
    Existem qualidades? Claro, assim como existem em TODAS as outras. Existem defeitos? Claro, assim como em TODAS as outras. E você vai ser hipócrita (coisa que você não é) a ponto de dizer que não existe preconceito das pessoas de uma religião com as outras? Você quer me dizer que não se estende aquele risinho satírico, quando é narrado um costume, dogma, ou ritual da outra igreja? Já que você usou frase, vou citar uma também:"Os homens deveriam ter religião, e não religiões." (Chico Xavier)
    E outra coisa, qual o sentido da vida pra você? Seria ficar na igreja, cultuando um Deus (pra mim esse Deus, é até egoísta) sem acrescentar nada para a humanidade, sem deixar nada para a humanidade, sem se preocupar em engrandecer seu espiríto? Você não acredita em reencarnação? Mesmo com todos os fatos, e todas as mostras? Existem trilhões de estrelas, e a mais próxima (que por sinal é do tamanho do sol + alguns planetas que estão em sua órbita) está a 618 mil anos luz, e você que estaríamos sozinhos no universo? Você acha que nossa vida aqui é puramente vã, e que não voltaremos para evoluir nosso espírito? Você realmente acha que nós compreendemos o que é Deus, mesmo depois da morte? Acho que isso é algo que se vai tomando consciência aos poucos, acho que a Terra é apenas mais um local em que passaremos por coisas, dificuldades, e coisas boas, para um dia poder compreender esse ser tão grandioso.
    "Há mais coisas entre o céu e a Terra, do que imagina nossa vã filosofia."

    ResponderExcluir